
Nome científico: Ruta graveolens L.
Nome popular: Arruda, Arruda-doméstica, Arruda-dos-jardins, Arruda-fedorenta, Ruda, Ruta-de-cheiro-forte.
Família: Rutaceae.
Família: Rutaceae.
Parte Utilizada: Parte aérea.
Composição Química: Óleo essencial de 0,2 – 0,7%, composto principalmente de: metilnonil, álcoois, ésteres, fenóis, metilheptilcetonas e compostos terpênicos; Alcalóides 0,4 – 1,4% (Arborinina, Graveolina, Graveolinina) e Derivados furocumarínicos (Bergapteno, Xantoxina, Psoraleno e Rutina).
Formula molecular: N/A
Peso molecular: N/A
CAS: N/A
DCB: N/A
DCI: N/A
A arruda é uma planta subarbustiva muito popular por suas propriedades aromáticas e medicinais. Suas folhas são longas, glaucas e compostas, com folíolos oblongos a elípticos de cor verde-acinzentada a azulada. Os ramos são ramificados e herbáceos e com o passar do tempo se tornam lenhosos na base. Quando amassada a planta libera um aroma pungente, considerado desagradável por muitos. As inflorescências surgem no verão e apresentam pequenas e numerosas flores amarelas. O fruto é do tipo cápsula.
Indicações e Ação Farmacológica
Entre os efeitos biológicos mais destacados da arruda estão suas virtudes venóticas, antiparisitarias, espasmoliticas e fotossensibilizantes. Possui propriedades benéficas para parede venosa, utilizada frequentemente como flebotónico, tem ações vasoprotetoras ao atuar sobre a resistência e a permiabilidae capilar o qual se conhece como efeito vitamínico. Tem demosntrado bons agentes flebetónicos. Trabalhos publicados demosntram a capacidade de gerar um efeito inibitório na formação de tumores na pele de ratos, e também efeitos sobre o sarcoma ascético. Estudos realizados tem demonstrado que possui efeito inibidor de crescimento in vitro frente a determinados microrganismos. Demosntrou efeitos em casos de vitiligo e psoríase, antiespasmódico, antiparasitário, anticonvulsivante e bacterostático.
Toxicidade/Contraindicações
Não há causas de toxicidade dentro das dosagens recomendadas de uso diário.
Dosagem e Modo de Usar
Infusão: 2 -5 g / litro de água
Uso Externo: Se aplica a infusão (2-5 g/ l) aplicada em forma de compressas.
TM: 10 a 30 gotas de uma a três vezes ao dia ;
Referências Bibliográficas
ALONSO, J., Tratado de Fitofármacos y Nutracêuticos, Ed. Corpus, 2004.