
As instruções a seguir são adequadas para problemas agudos (de curta duração) e não para queixas crônicas.
Uma dose equivale a ¼ de conta-gotas (5 a 7 gotas) de líquido ou um glóbulo dissolvido na boca. Não é necessário colocar o remédio embaixo da língua, basta colocá-lo na boca.
Condições menores (para as quais você provavelmente não procuraria ajuda profissional).
Exemplos: uma leve torção no tornozelo ou uma incômoda dor de garganta.
Dose: A cada 4 horas até que os sintomas comecem a melhorar. Com a melhora, diminua o intervalo entre as doses, tomando uma dose somente quando os sintomas começarem a retornar. Se não houver melhora após 3 doses (após 12 horas), escolha um remédio mais adequado ou entre em contato com seu homeopata.
Condições preocupantes (para as quais você pode procurar ajuda profissional).
Exemplos: Um tornozelo torcido, dolorido e inchado, que não consegue suportar algum peso, ou uma dor de garganta incômoda.
Dose: A cada 2 horas até que os sintomas comecem a melhorar. Com a melhora, espaçar ainda mais as doses, tomando uma dose somente quando os sintomas retornarem. Se não houver melhora alguma após 3 doses (após 6 horas), escolha um remédio mais adequado ou entre em contato com seu homeopata.
Condições graves (para as quais você deve procurar ajuda profissional).
Exemplos: Um tornozelo dolorido e inchado, sobre o qual você não consegue colocar nenhum peso, ou uma garganta dolorida e vermelha, que dificulta comer ou beber.
Dose: A cada ½ hora até que os sintomas comecem a melhorar. Com a melhora, espaçar ainda mais as doses, tomando uma dose somente quando os sintomas retornarem. Se não houver melhora alguma após 3 doses (após 1 hora e meia), escolha um remédio mais adequado ou entre em contato com seu homeopata.
Situações de emergência (condições para as quais você ligaria urgentemente para uma ambulância.)
Exemplos: Um tornozelo claramente quebrado, onde o osso perfurou a pele e a pessoa está com muita dor ou em choque, ou uma garganta dolorida e inchada que pode levar à sufocação.
Dose: A cada 15 segundos a um minuto, enquanto aguarda a ambulância. Se o remédio estiver correto, deve haver uma rápida melhora dos sintomas. Com a melhora, diminua o intervalo entre as doses. Se não houver melhora alguma após 3 a 6 doses (após 1 a 2 minutos), troque por outro remédio.
Agravamentos
Uma piora é uma intensificação temporária dos sintomas após a ingestão de uma dose do remédio. Interrompa a administração neste momento.
Uma vez que o agravamento se acalme, deve haver melhora se o remédio for correto para os sintomas.
Quando isso acontecer, repita o remédio somente quando a melhora parar ou os sintomas começarem a retornar.
Se o agravamento desaparecer, mas sem melhora subsequente, a escolha do remédio provavelmente foi incorreta.
Analise os sintomas e escolha um remédio mais adequado.