caminhocura.com.br

Caminho Cura – A Tradição e a Ciência na Arte de Cuidar. O Caminho Cura é um espaço dedicado à integração entre Medicina Tradicional Chinesa, Homeopatia e Psicossomática, resgatando o conhecimento ancestral e unindo-o à ciência para promover um olhar holístico sobre a saúde. Aqui, acreditamos que o corpo, a mente e a alma caminham juntos na busca pelo equilíbrio e pela cura verdadeira. Por meio de conteúdos educativos, atendimentos terapêuticos e reflexões sobre a espiritualidade, o Caminho Cura oferece uma jornada de autoconhecimento e bem-estar. Seja para aliviar dores, tratar desequilíbrios ou simplesmente aprofundar sua conexão consigo mesmo, este é um espaço de acolhimento e transformação. Siga-nos e descubra como a sabedoria antiga pode iluminar sua saúde e sua vida!

A moxabustão é uma técnica que consiste em aquecer regiões ou pontos de Acupuntura através da queima da erva medicinal chamada Artemísia vulgaris ou sinensis, ou outros tipos de ervas e materiais, com a finalidade de promover melhora na circulação do Qi e sangue (Xue), otimizando a nutrição dos órgãos e vísceras (Zang Fu) e vísceras curiosas.

Durante as dinastias Jing Tan (618-907 d.C.), introduziu-se o método indireto de moxabustão. A aplicação da moxabustão tem duas finalidades básicas: de aquecer o Qi e sangue (Xue) para tratamento das doenças provocadas pelo frio e umidade e a de evitar a penetração destes quando a energia vital enfraquece, sendo indicada também para situações de deficiência de energia em doenças crônicas.

A moxa é indicada para anemia, cólicas, debilidade do estômago, diarreias, enterites, epilepsias, flatulências, gastrites, alterações da menstruação e reumatismo. É ainda indicada para doenças crônicas, como rinite, bronquite e asma, depressão, angústia, ansiedade, medo, impotência sexual e frigidez, inflamação da garganta, dor musculoesquelética, psoríase, acne e eczema. Na MTC, é usada também para obter dos pontos de Acupuntura efeito semelhante ao da estimulação com agulhamento.

A indicação da moxabustão vai depender ainda da idade da pessoa, da sua constituição, do porte físico, do sexo, da sensibilidade e da patologia. Suas contraindicações consistem em não colocar a moxa diretamente na face, sob risco de causar a formação de cicatrizes. Não deve ser usada próxima a orifícios, vasos sanguíneos, mucosas ou áreas sensíveis, como os olhos. Em pacientes diabéticos, deve-se tomar cuidado devido à neuropatia diabética. Evitar a aplicação na região abdominal e lombar em mulheres grávidas. Por fim, conforme a MTC, não deve ser usada em doenças causadas pelo calor.

Para sua realização, os pontos da acupuntura são considerados: cada órgão possui um meridiano próprio e em cada um destes há vários pontos na pele com funções específicas. Assim, percebe-se que o princípio e efeito destas duas técnicas é parecido, mas, geralmente, a moxa é recomendada em casos onde o tratamento com esta primeira não foi eficaz.

eliasjs21@yahoo.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo