caminhocura.com.br

Caminho Cura – A Tradição e a Ciência na Arte de Cuidar. O Caminho Cura é um espaço dedicado à integração entre Medicina Tradicional Chinesa, Homeopatia e Psicossomática, resgatando o conhecimento ancestral e unindo-o à ciência para promover um olhar holístico sobre a saúde. Aqui, acreditamos que o corpo, a mente e a alma caminham juntos na busca pelo equilíbrio e pela cura verdadeira. Por meio de conteúdos educativos, atendimentos terapêuticos e reflexões sobre a espiritualidade, o Caminho Cura oferece uma jornada de autoconhecimento e bem-estar. Seja para aliviar dores, tratar desequilíbrios ou simplesmente aprofundar sua conexão consigo mesmo, este é um espaço de acolhimento e transformação. Siga-nos e descubra como a sabedoria antiga pode iluminar sua saúde e sua vida!

A fitoterapia chinesa é uma vertente da Medicina Tradicional Chinesa que estuda plantas medicinais, as suas propriedades, os seus benefícios, a sua toxicidade e o seu modo de atuação. Tem como base a teoria de Yin Yang, a teoria dos 5 elementos, o sistema de meridianos, a farmacopeia, os métodos de tratamen-to baseado na utilização das plantas medicinais, catalogação das plantas utilizadas no tratamento e a organização das fórmulas herbáceas.

A Farmacopeia Chinesa é a ciência que estuda as propriedades, a composição, as ações das substâncias de origem animal, vegetal, mineral ou químicas (naturais), para ajudar a restabelecer o equilíbrio do cor-po humano. Esta farmacopeia vai ao encontro das plantas medicinais que podem ser administradas sozi-nhas ou em fórmulas fitoterápicas para combater doenças de acordo com o desequilíbrio energético do corpo (Vazios de Energia ou Excessos de Energia). Assim, essas plantas são classificadas.

  1. Sabor
    Esta caraterística potencia o efeito desejado no organismo. Cada alimento ou planta vai ter um sabor específico o que não quer dizer que esse sabor é o real na planta, mas sim a ação desejada.

    Picante (Yang)
    As plantas de natureza picante vão atuar no Pulmão com movimento de dentro para fora, vão ter ação de dispersar ou mover. Tem a função de expulsar fatores patogénicos, atuando a nível da sudorese (transpi-ração). Promovem a circulação sanguínea e a circulação de Qi, aliviando a estagnação e a dor.


    Salgado (Yin)
    Salgado é o sabor associado ao elemento Água, utiliza movimento para o centro e para baixo, pois este sabor é necessário para a manutenção, suporte e nutrição do corpo humano, regulando assim o equilí-brio hídrico do organismo. Vai ter a ação de amolecer, humedecer e hidratar. É utilizado também para suavizar e resolver. Tem uma ação importante como purgante (poder desintoxicante).

    Ácido ou áspero (Yin)
    Este sabor é associado à Madeira. As plantas com sabor ácido ou azedo têm propriedades e enzimas que vão ser úteis na digestão. Vai atuar no Fígado, tem a ação absorvente (retêm e prende) e ação adstringen-te (segura o Yin). Os seus movimentos são para o centro.

    Amargo (Yin)
    Este sabor na MTC é dos mais intrigantes, pois encontra-se associado ao Fogo. Atua no Coração, disper-sando o calor pelo seu movimento descendente (diminuído a inflamação). Tem na sua constituição alca-lóides e glicosídeos que ajudam a neutralizar e a eliminar os agentes tóxicos presentes no corpo humano, e tem propriedades antibacterianas, antivirais e desintoxicantes. Uma função presente neste sabor é dre-nar a humidade secando os agentes tóxicos.

    Doce (Yang)
    O doce associa-se ao elemento Terra. O seu movimento é ascendente e para o centro. Vai ter a função de nutrir, reforçando e tonificando. Atua no Baço e regula o Estômago. As suas propriedades são harmoni-zar, umedecer, aliviar a tensão e a dor.

    1. Propriedades Térmicas
      As propriedades térmicas ou temperatura das plantas, balanço do calor e do frio, são uma das características principais em MTC. A temperatura fala da dinâmica energética das plantas indivi-dualmente, sendo classificada a partir das propriedades térmicas em ordem crescente ou decres-cente, no tratamento dos síndromes.

    Quente e Morno (Yang)
    As plantas podem-se diferenciar entre quente e morno, no entanto estas duas propriedades tem o mes-mo princípio de atuação. Elas têm intuito de dispersar o frio, de aquecer o interior sendo estimulantes circulatórios promovendo o movimento e o aquecimento do Qi e do Sangue. São estimulantes metabó-licos (tonificando e ativando as funções do Rim, do Baço e do Coração), promovem a sudorese (limpando o frio e a humidade), estimulam o movimento, a transformação e secam, e desbloqueiam os meridianos. Exemplo de Plantas Quentes: Capsicum; Cinnamomum; Zanthoxylum; Zingiber;

    Exemplo de Plantas Mornas: Angelica; Citrus; Commiphora; Ephedra.

    Frio e Fresco (Yin)
    Frio e Fresco são duas propriedades térmicas das plantas medicinais que têm como intuito tratar síndromes de calor. Têm a função de dispersar o calor e eliminar o Fogo, hidratando o Yin (Sangue e substâncias vitais) e lubrificando. Vão ter ação refrescante e de arrefecimento. Têm também ação antimicrobiana, anti-inflamatória, tranquilizante, sedativa, antipirética, inibem atividades dos órgãos. Exemplo de Plantas Frias: Anemone; Baptisia; Humulus; Pulsatilla; Exemplo de Plantas Frescas: Calendula; Echinacea; Iris; Salvia.

    Neutro
    As plantas neutras não vão interferir com a temperatura corporal, são usadas para tratamentos neutros, ou então combinadas para o tratamento quente ou frio. Têm a ação de estabilizar (ação adstringente), tonificar, harmonizar (ação antiespasmódica) e equilibrar o Qi e o Sangue. Exemplo de Plantas neutras: Chamaelirium; Hypericum; Serenoa; Urtica.

    1. Direção da ação energética ou tendência

    Subida e Flutuação
    Na subida e flutuação pode-se associar flores e folhas, estas são as que se encontram mais à superfície. Vão utilizar movimentos para cima e para fora, são associadas ao sabor picante e doce, são de natureza morna ou quente, representam o Yang.


    Descida e Submersão
    Associa-se à descida e à submersão das sementes, frutos e minerais. O seu movimento é para baixo e para dentro, têm sabor amargo, ácido ou salgado, são de natureza fresca e fria, dispersam o calor e representam o Yin.

    4. Meridianos e Zang-Fu Associados
    As substâncias presentes nas plantas medicinais têm a capacidade de atuar apenas em meridianos específicos produzindo os efeitos terapêuticos em locais / canais específicos do corpo.

    1. Forma
      Produtos Vegetais
      Raiz/Rizomas – as raízes são partes subterrâneas da planta e servem de âncora; os rizomas são partes subterrâneas na qual são desenvolvidos os sistemas de caule, folhas e flores. Estes, como estão em contacto com a Terra, vão absorver os nutrientes e Água presentes no solo. Simbolizam o Rim, o Baço e a sua principal função é tonificar (Heinrich, et al., 2012).

    Caule – é usado para ascender a seiva alimentando as folhas e as flores. Simbolicamente encontra-se relacionado com o Fígado.

    Folhas – As folhas fazem a fotossíntese, “respiram” para nutrir a planta. Estão relacionadas com o Pulmão e com a pele.

    Flores – encontram-se na parte superior da planta (são colhidas antes de abrir). São órgãos reprodutores. As flores são indicativas do início da primavera e associam-se ao Fígado.

    Frutos – são o involucro da semente, que ajudam a nutrição da mesma. Têm movimento descendente, tendência para cair no solo. Estão associados ao Baço e ao Rim.

    Sementes – Têm a capacidade de germinar, crescer e ascender, vão simbolizar os Rins.

    Galhos ou vinha – são associados aos meridianos, membro e /ou vasos sanguíneos. Aliviam a dor eliminando a estagnação.

    Existem, no entanto, formas específicas que vão atuar nessas mesmas formas como, por exemplo, a casca atua na pele, o tubo na uretra, entre outros.

    Produtos Animais – normalmente são analisados separadamente.

    Produtos Minerais e Químicos – normalmente são metais ou conchas, agindo no Rim e nutrindo o Yin; combatem o excesso de Yang.

    1. Cor
      Vermelho – são plantas vermelhas (Chi). Associa-se assim ao Fogo, ao verão, ao Coração, ao sangue e aos vasos sanguíneos. Pode-se tratar de inflamação, como também pode ter função secundária (Tierra, 1998).

    Branco – Tem o nome de Bai, simboliza o Metal, o outono, o Pulmão e o Estômago. Está relacionada com a natureza fria e por vezes com a humidade no Baço.

    Amarelo – São plantas amarelas ou com referência ao amarelo, simbolizam a Terra, o Baço, a humidade. O seu nome é Huang.

    Verde ou Azul – são plantas de cor verde e estão associadas à primavera e à Madeira. Por sua vez estão relacionadas com o Fígado e com os olhos. São tratadas por Qing.

    Preto – As plantas pretas ou de referência preta simbolizam o Rim, a Água, o inverno, e têm a função de nutrir o Rim. O seu nome é Qian.

    1. Toxicidade ou Inocuidade
      Estas propriedades podem produzir reações sintomáticas que podem provocar danos nos tecidos do corpo. Não é recomendado administrar em doses superiores às aconselhadas.
    1. Nível de Ação
      As plantas têm um nível onde vão atuar. As plantas que têm sabor salgado vão atuar diretamente no Rim, as com sabor amargo vão atuar no Coração, as com sabor doce vão atuar no Baço, as com sabor picante vão atuar Pulmão e por fim as com sabor ácido vão atuar no Fígado.

    eliasjs21@yahoo.com.br

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Voltar ao Topo